P2V – VMM 2008 R2

Olá pessoal,

Mais do que uma tendência tecnológica uma realidade. A virtualização agrega inúmeros beneficios a nos administradores de TI, sendo alguns deles: maior controle de infraestrutura, flexibilidade, redução de custos com energia e climatização, otimização de espaço físico, gerenciamento centralizado entre outros.

A Microsoft, desde 2007, provem o System Center Virtual Machine Manager, hoje em sua versão 2008 R2. Além de centralizar o gerenciamento e facilitar no provisionamento de máquinas virtuais o VVM nos auxilia na migração do ambiente físico para virtual, conhecido como P2V (physical to virtual).

Os sistemas operacionais suportados no P2v do VMM são:

  • Windows Server 2008 (32-bit)
  • Windows Server 2008 (64-bit)
  • Windows Server 2003 (32-bit) SP1 ou superior
  • Windows Server 2003 (64-bit) SP1 ou superior
  • Windows 2000 Server SP4 ou superior (executado em modo Offline)
  • Windows 2000 Advanced Server SP4 or later (executado em modo Offline)
  • Windows XP Professional (32-bit) SP2 ou superior
  • Windows XP Professional (64-bit) SP2 ou superior
  • Windows Vista Service Pack 1 (32-bit)
  • Windows Vista SP1 ou superior (64-bit)

Nos casos de virtualização de sistemas NT 4.0 devemos utilizar a ferramenta Microsoft Virtual Server 2005 Migration Toolkit (VSMT)

Outro fator interessante é o método de virtualização, sendo eles Online ou Offline. Em ambos os casos, o VMM instalará um agente temporário na máquina de origem.

Para executar o P2V online, o VMM utiliza o Volume Shadow Copy Service, o qual efetua a copia dos dados enquanto o servidor continua a atender às solicitações não gerando indisponibilidade alguma.

No método P2V offline, é necessária a reinicialização do computador, que inicia o Windows PE para realizar a conversão dos discos físicos para discos virtuais (VHD), portanto é necessário que à maquina de origem possua no mínimo 512 MB de memória RAM, atendendo assim o pré-requisito de execução do Windows PE.

Ao efetuar virtualização de Domain Controllers, por exemplo, utilizamos o método Offline.

Espero que tenham gostado, até a próxima.

IT Channel Br

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com:
Publicado em Virtualização

Deixe um comentário