Novidades SCCM 2012 – Regra de Aprovação automatica updates

Olá pessoal,

Seguindo nossa série de posts referentes o SCCM 2012 hoje venho demonstrar uma funcionalidade muito interessante. Sabemos que o Forefront Endpoint Protection, solução de antivírus, foi integrada a família de produtos System Center, com essa integração o SCCM ficou responsável pela administração centralizada realizando inúmeras tarefas entre elas atualização das definições, no entanto a versão atual, SCCM 2007, não possui o recurso de regras de auto aprovação de patchs como encontramos no WSUS, o que dificultava um pouco a operação desta tarefa.

Pensando nisto o System Center Configuration Manager 2012 agregou esta funcionalidade que veremos agora.

Em Software Library, podemos encontrar a opção Automatic Deployment Rules, na barra de ferramentas Ribbon selecione a opção Create Automatic Deployment Rule.

Na tela inicial do assistente de criação da regra identifique o nome da regra e a finalidade da mesma nos campos Name e Description. Caso possua algum template criado você poderá indicar, neste caso estaremos criando a regra partindo do zero. Indique a Collection em que a regra será executada no campo Collection. Selecione as opções “Create a new Software Update Group” e “Enable the deployment after this rule is run” para criaçao de um novo grupo de atualizações e para que a regra seja executada assim que o processo for concluído.

Em Deployment Settings estaremos selecionando opções referente a mensagens enviadas pelos clientes Windows Update para analise da distribuição e o tratamento de atualizações com termos de licença. Indique as opções segundo sua preferência em seguida clique em Next.

Em Software Updates indique a regra que deseja criar, no exemplo abaixo utilizei a variável produto para indicar as atualizações referentes o FEP. Após desenvolver a regra clique em Next.

Indique a janela em que a regra será executada, leve em consideração a frequência em que as atualizações são lançadas e sua importância. Neste caso sabemos que em média são enviadas cerca de 3 atualizações diárias para definições do FEP e que as mesmas podem aumentar devida a incidência de códigos maliciosos e vacinas para correção do risco. Definida o agendamento de execução da regra clique em Next.

Em Deployment Schedule estaremos indicando o horário em que as atualizações serão aplicadas nos clientes assim como o deadline em que os mesmos estarão disponíveis. Definida as opções clique em Next.

Nas opções de User Experience, estaremos configurando o tratamento das atualizações no processo de distribuição para os usuários. Indique as opções de acordo com as politicas pré estabelecidas em seu processo de pacth management em seguida clique em Next.

Podemos configurar alertas e status de conformidade nas opções de Alertas. Após configurado os alertas clique em Next.

Em Download Settings estaremos especificando a maneira em que as atualizações serão distribuídas para as boundaries definidas como slow em nosso site. Após configurada as opções, levando-se em consideração disponibilidade dos links e tamanho das atualizações siga o processo clicando em Next.

Estaremos configurando o pacote para distribuição das atualizações em Deployment Package. Indique o nome e a descrição do pacote de atualizações e o local em que os binários serão armazenados, em seguida clique em Next.

Indique os Distributions points em que o pacote será disponibilizado, em seguida clique em Next.

Indique o local em que o SCCM irá efetuar o download dos binários de atualização, em seguida clique em Next.

Selecione a linguagem dos patchs sincronizados, em seguida clique em Next.

Em Summary valide as informações da regra, em seguida clique em Next.

Aguarde o processo de criação da regra.

Finalizado o processo de criação da regra clique em Close.

A regra estará disponível possibilitando que você a execute manualmente.

É isso ai pessoal, mais uma novidade muito bacana disponível no SCCM 2012 que ira nos auxiliar muito!

Abraços e até a próxima.

Emerson Gomes – IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com: ,
Publicado em Forefront, SCCM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: