Distribution Points SCCM 2012

Olá pessoal!

Muitos de nós já nos deparamos com projetos de distribuição de imagens no SCCM. Uma novidade referente ao OSD presente no SCCM 2012 é a role responsável pela distribuição das imagens de sistemas operacionais.

Na versão atual, SCCM 2007, possuimos a role (papel) PXE Service Point, na nova versão a role foi descontinuada e a já conhecida função Distribution Point centraliza todas a necessidades de distribuição com inúmeras melhorias.

O Distribution Point do SCCM 2012 possui um novo formato de armazenamento chamado de Content Library. O Content Library substitui o antigo formato utilizado pelo diretório SMSPKG como a estrutura de pastas padrão para hospedar conteúdo.

O Content Library agora armazena todo o conteúdo do Distribution Point em uma instância única, isto significa que cada arquivo único é armazenado somente uma vez no DP, independentemente de quantas vezes ele é referenciado por um pacote, ele também armazena o arquivo uma vez sobre o ponto de distribuição, mesmo se estiver contido em vários pacotes, isso otimiza muito a utilização de disco, algo que no SCCM 2007 não era tão eficiente.

O Content Library possui três componentes:

  • Data library : contém todos os metadados sobre os arquivos armazenados no ponto de distribuição.
  • Package library: contém todas as referências aos arquivos de cada pacote armazenado no ponto de distribuição.
  • File library : é o local que armazena todos os arquivos reais que são usados ​​em pacotes. Os arquivos na biblioteca de arquivos são renomeados e armazenados com base em o hash dos arquivos.
No SCCM 2012 podemos visualizar o conteúdo dos DPs e obter informações de armazenamento.
 

Além de tudo isso os novos DPs unificam a estrutura passada o qual eram presentes as funções Standard, Server Share e Branch Distribution Points.

As funcionalidades estão centralizadas na nova versão.
São muitas novidades apresentadas pelo SCCM 2012 que ira nos ajudar muito no dia-a-dia 🙂

Abraços e até a próxima!

Emerson Gomes – IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com: ,
Publicado em SCCM
Um comentário em “Distribution Points SCCM 2012
  1. Rodrigo disse:

    Ola,
    Muito esta nova “role” reformulado, ajuda muito na administração e na economia de espaço hoje em dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: