Modificações na instalação do Configuration Manager 2012

Olá pessoal.

Para quem ainda vai testar ou já está testando a nova versão do System Center Configuration Manager 2012 pode perceber inúmeras melhorias encontradas no processo de instalação do produto.

A primeira alteração que nos deparamos trata da topologia de sites.

Em inúmeros projetos tratamos de levantar requisitos, desenvolvemos capacity planning e desenhamos a arquitetura de sites do SCCM.

Realizado o estudo do ambiente desenhamos a topologia de sites que ira suportar as necessidades de nossos clientes.

Em alguns casos contemplamos em nossa topologia o Central Site para consolidação das informações e gerenciamento, no entanto o SCCM 2007 não havia um modo de instalação Cental Site, assim sendo, ficava por parte do administrador a customização de um Primary Site de uma maneira a centralizar a infraestrutura do SCCM.

Com o SCCM 2012 esta tarefa não é mais necessária, o modo de instalação já engloba o Central Site otimizando as configurações voltadas para a centralização dos dados.

Outra mudança interessante que podemos encontrar no processo de instalação do SCCM 2012 é a integração dos sites.

Com a nova versão já podemos indicar algum Parent Site na arquitetura ao novo site instalado, facilitando mais uma vez os processos de configuração de replicação.

O Setup do SCCM 2012 traz também o modo de instalação Stand-alone, caso selecionada esta opção a comunicação entre sites fica indisponibilizada futuramente.

É isto ai pessoal, espero que tenham gostado das novidades de instalação nas propriedades de infraestrutura do System Center Configuration Manager 2012.

Abraços e até a próxima.

Emerson Gomes – IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com:
Publicado em SCCM
5 comentários em “Modificações na instalação do Configuration Manager 2012
  1. Rodrigo disse:

    Ola, Emerson
    Uma duvida, assim digamos que tenho instalado a versao SCCM 2012 RC, e daqui a 2 ou 3 meses saia a versão final do produto, tera que como fazer somente um update sobre a minha versão RC, ou tera que ser uma intalação do zero ?
    Att,
    Rodrigo

  2. itchannelbr disse:

    Neste tipo de cenário é sempre recomendável uma nova instalação, até mesmo porque novas funcionalidades podem ser acrescentadas que possam gerar inconsistências. Portanto minha recomendação seria de utilizar o SCCM 2012 RC em ambiente reduzido e assim que a versão RTM chegar realizar a migração efetivamente.

  3. […] mencionando no post Modificações na instalação do SCCM 2012 podemos notar que uma nova função de site nos é disponibilizada, sendo esta o Central […]

  4. Olá Emerson,
    Parabéns pela explicação! Ficou bem claro…
    Mas falando em um cenário de produção, qual seria sua recomendação de topologia de servidores SCCM?
    Seria a criação do Central Site na matriz e nas filiais servidores primários?
    Abração!

    • itchannelbr disse:

      Ola Jonathan obrigado pelo feedback 🙂

      Então, em cenários em que você sabe que não há necessidade de segmentação da infra (pequenos em geral) você não necessáriamente precise utilizer o CAS.
      Agora se você tem necessidade de segmentar (utilizer sites primarios e secundarios) ai a recomendação seria um CAS e um Primary Site na Matriz , pois o CAS não irá receber requisições de gerenciamento dos clients, e Sites Primarios ou Secundarios nas filiais.

      Abraços!!

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: