Arquitetura do System Center Orchestrator 2012

 

 

 

Como vimos no post anterior o System Center Orchestrator vem somar no processo de integração das soluções e automatização de processos presentes em nossa infraestrutura. Desta forma estaremos explorando os componentes necessários para o funcionamento do Orchestrator.

Os principais componentes são:

Runbook Server

  • O Runbook Server é o componente responsável pela execução do processo (fluxo de automação – Runbooks) gerado pelo Runbook Designer.  O Runbook Server se comunica com o Data Store para execução dos processos, o mesmo pode ser implementado em um único ou em múltiplos servidores gerando alta disponibilidade.

Management Server 

  • O Management Server é responsável pelo gerenciamento da solução como um todo, através dele tarefas como a instalação de Integration Packs são realizadas. Através do Management Server podemos gereciar os Runbooks Servers e Runbook.

Runbook Designer

  • A ferramenta utilizada na criação dos processos de automatização (Runbooks).

Runbook Tester

  • A ferramenta utilizada para validação do processo criado, através do Runbook Designer, antes da implementação do mesmo.

Orchestration Console

  • Console de gerenciamento, baseado em Silverlight, a qual permite a visualização dos Runbooks disponíveis em tempo real, assim como seu status, permitindo a execução ou pausa do processo.

Data Store

  • O Data Store é o banco de dados do SQL Server onde são armazenados os logs, informações de configuração entre outros.

Integration Packs

  • Pacote responsavél por adicionar novos componentes para criação de novos fluxos Runbooks.

É isso ai pessoal!

Abraços e até a próxima.

Emerson Gomes – IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com:
Publicado em Orchestrator 2012
3 comentários em “Arquitetura do System Center Orchestrator 2012
  1. […] Arquitetura do System Center 2012 Orchestrator  […]

  2. Jeferson Ravate disse:

    Emerson, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o produto. Quando li sobre o lançamento imaginei que seria um produto para cobrir a disciplina de APM da vertical de gerenciamento. Sendo que o SCOM, SCSM e SCCM cobrem as demais. Ainda mais quando li sobre o Runbook tester. Imaginei uma ferramenta profissional de teste como por exemplo o “HP LoadRunner”. Mas não encontrei sequer a possibilidade de criar testes estilo robô. Tinha uma expectativa e o produto tem outro objetivo, como o próprio nome diz, apenas um orquestrador. Uma pena, pra mim falta ainda a Microsoft dar um jeito numa solução de APM para dizer que cobre toda a vertical de gerenciamento. O que você achou do produto? Eu achei ainda muito fraco. Me lembra o DTS do SQL 2000, cheio de componentes e ligações, com APIs preparadas para comunicar com os demais produtos da suite. O RunBook me lembra um DTS Package.

    • itchannelbr disse:

      Ola Ravate tudo bem?

      Realmente o Orchestrator bem que poderia agregar mais funções, integration packs com mais ações… Mas acredito que a ferramenta tem um potencial enorme, ainda mais quando integrado com o
      Service Manager (Catalogo de Serviços), também por ser uma aquisição recente acredito que evolua bastante ainda.

      Resumindo… para o começo achei bacana e bastante promissor, agora é esperar heheh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: