Executando comandos Shell Linux com o Orchestrator 2012

Olá pessoal.

Como esperado de uma ferramenta de orquestração o System Center 2012 Orchestrator possibilita aos administradores de TI a interação multi-plataforma. Mesmo não possuindo um IP (Integration Pack) nativo com inúmeras ações voltadas ao ambiente Unix o Orchestrator possibilita a interação entre as plataformas.

Neste post estaremos mostrando um exemplo simples do que poderia ser feito com o Orchestrator para o ambiente Unix.

Imagine que você, periodicamente, tivesse a necessidade de visualizar os processos executados em uma máquina Linux e gravar isto em algum repositório. Como podemos automatizar esta tarefa no System Center 2012 Orchestrator.

No Runbook Designer (Console de criação de fluxos) podemos localizar o componente Run SSH Command através dele podemos executar comandos Shell no ambiente Unix.

SC0-001

Em Datails podemos identificar a máquina que estaremos executando o comando shell, a porta utilizada para conexão SSH e o comando ou o arquivo Shell Script que futuramente será executado pelo Orchestrator.

Neste caso o comando utilizado para listar os processos foi o PS e a saída das informações serão gravadas no diretório Documents do usuário Administrator da máquina Linux.

SC0-002

Podemos, e devemos, configurar a conta que estará executando os comandos remotamente. Como mencionado utilizei o componente de maneira superficial, apenas para elucidar sua utilização, para obter mais informações acesse o link Run SSH Command

SC0-003

Notem que no diretório não há nenhum documento.

SC0-004

Voltando ao Orchestrator execute a opção Runbook Tester, encontrado na barra de ferramentas do Runbook Designer.

SC0-001

Execute o componente clicando em Run.

SC0-005

Notem que o processo foi executado com sucesso e desta forma a saída do comando PS foi armazenada no arquivo texto dentro da máquina Linux.

SC0-006

Documento gerado a partir da execução do componente.

SC0-007

Importante: o componente utiliza o protocolo SSH para execução dos comandos remotos, desta forma os pacotes correspondentes a SSH assim como suas configurações devem estar devidamente instalados.

É isto ai pessoal, o objetivo do artigo é demonstrar que o Orchestrator pode interagir em ambientes híbridos, facilitando na administração do mesmo.

Abraços e até a próxima.

Emerson Gomes
IT Channel BR
Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com:
Publicado em Orchestrator 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: