Configuration Maganager 2012 – Central Administration Site (CAS)

Olá pessoal.

Como já vimos o System Center 2012 encontrasse em sua versão final. Aqui no blog discutimos algumas mudanças ocorridas no SCCM em aspectos de funcionalidades, no entanto não é apenas features que são os diferenciais entre as versões.

Portanto estaremos explorando alguns aspectos em relação a nova arquitetura.

Como mencionando no post Modificações na instalação do SCCM 2012 podemos notar que uma nova função de site nos é disponibilizada, sendo esta o Central Administration Site (CAS).

image

O CAS é um novo tipo de site presente na arquitetura do SCCM 2012, este é responsável pela consolidação e administração de dados de toda a hierarquia de sites do SCCM.

Para explicar um pouco mais sobre o CAS vamos voltar no tempo.

Notem que no processo de instalação do SCCM 2007 não havia opção de instalação de um Site Central, ou seja, quando realizávamos estudos de projeto para criação de topologias de SCCM contemplávamos o Central Site e o mesmo se caracterizava conceitualmente, em que nós nos responsabilizávamos pelo processo de implementação do Central Site adotando as práticas de Tuning para que o Primary Site instalado se “”caracteriza-se” como Central Site.

Como fazíamos isso??

Basicamente era instalado um Site Primário (Cluster SQL) em que nenhum cliente era reportado e todos os outros sites encaminhavam as informações correspondente a hierarquia. Esta prática era utilizada para garantir o bom funcionamento da solução assim como a performance, manutenção e até mesmo para facilitar no processo de resolução de problemas futuros como Site Repair.

Mas sabemos que muitas vezes não era bem assim que a coisa acontecia, muitos acabavam instalando uma porção de Roles nestes Central Sites como Distribution Points, Server Locator Points, entre outros.

E ai que a vaca ia para o brejo…

Isso mudou!

Com o CAS não há mais necessidade de realizar o Tuning de um site ou ficar se perguntando qual a melhor prática para um Central Site, a própria Microsoft consolidou isso para nos, e tirou isso do conceito para a prática.

Outro fator importante a ser informado com esta nova arquitetura é que sempre será necessária a instalação do Site CAS em ambientes que possuam mais de um Primary Site e que necessitem da consolidação de seu gerenciamento.

CAS

O processo de instalação do SCCM 2012 nos permite também a implementação Standalone. Neste tipo de implementação não será possível a configuração de relacionamento entre novos sites, ou seja será apenas um site gerenciando todas sua infraestrutura. (Isto não quer dizer que você não possa ter outros servidores que possuam funções/roles SCCM distribuídas.)

Desta forma quando devemos utilizar o CAS?

Esta é uma pergunta em que vários aspectos devem ser considerados e discutidos, mas vamos listar algumas informações que lhe auxiliam nesta tomada de decisão.

Quando utilizar o CAS?

Se no processo de planejamento da solução você apontar a necessidade de mais de um Primary Site e necessita que estes dados sejam consolidados e gerenciados de maneira centralizada você terá de utilizar o CAS.

Ambientes com numero de clientes que não comportem uma instalação (infraestrutura) Standalone (Apenas um Primary Site).

Quando não utilizar o CAS?

Ambientes de complexidade simples e com o numero de clientes que não comprometam as limitações de gerenciamento de uma instalação Standalone (100.000 clientes). (Apenas um Primary Site).

Resumindo o CAS nada mais é que um Central Site que permite a consolidação da arquitetura, em que nenhum cliente é reporta informações diretas e outras funções (Roles) são implementadas.

É isso ai pessoal! Até a próxima!

Emerson Gomes

IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com:
Publicado em SCCM
2 comentários em “Configuration Maganager 2012 – Central Administration Site (CAS)
  1. Rodrigo disse:

    Ola, muito bom o seu post, valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: