Infraestrutura como Serviço (IaaS) Windows Azure

Olá pessoal!

Sem duvidas nenhuma este é o ano repleto de novidades e boas noticias para nós IT Pros.

Acompanhamos recentemente o lançamento do System Center 2012, Windows Intune 3.0, Windows 8, Windows Server 2012 e agora a atualização do Windows Azure!

Em sua versão anterior os serviços providos pelo Azure se limitavam ao formato de plataforma como serviço (PaaS) , ou seja, o time de desenvolvimento construía suas aplicações, .net, por exemplo, e estas eram armazenadas e executadas no Azure. Desta forma o uso desta solução acabava se restringindo ao público menor (time de desenvolvimento).

Isso mudou!

O Windows Azure esta repleto de novas funcionalidades, entre elas a execução de VMs o que possibilita o desenvolvimento de um cenário IaaS, infraestrutura como serviço, o mais interessante é que as versões de sistemas operacionais suportados no Azure não se limitam apenas as versões Windows, podemos executar máquinas Linux também.

  • Windows Server 2008 R2
  • Windows Server 2012
  • OpenSUSE
  • SUSE
  • Ubuntu

image

O que é interessante mencionar é que agora o Windows Azure nos permite a construção de novos cenários viabilizando maior disponibilidade, integridade e confidencialidade de nossa infraestrutura, centralizando ao máximo o gerenciamento, e isto é possível com as soluções da família System Center 2012.

Podemos manter o gerenciamento de nossa nuvem privada e nossa nuvem publica com o System Center 2012 App Controller, em que sua conta do Windows Azure e seu ambiente VMM 2012 são gerenciados de maneira centralizada, ou seja, suas VMs gerenciadas pelo Azure e pelo VMM poderão ser gerenciadas a partir de uma única console (App Controller), em que você pode copiar uma VM presente do VMM para o Azure(quando por exemplo você não possua mais recursos em sua nuvem privada) .

Muitas outras coisas estão por vir e muitas outras não comentei no post (como a execução do Active Directory no Azure)., mas você pode testar agora mesmo acessando o link abaixo.

Teste o WIndows Azure (link)

Technet TV – Windows Azure

MVA do Windows Azure

É isso ai pessoal, agora é testar!!!

Abraços e até a próxima com mais novidades.

Emerson Gomes

IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Publicado em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: