Windows Intune Wave C

Olá pessoal!

Recentemente foi disponibilizada a nova versão da solução de gerenciamento na nuvem da Microsoft, o Windows Intune Wave C (v3).

Um dos recursos mais interessantes encontrados no Wave C é o portal do usuário, através do portal (Metro Sytle) os usuários finais podem, de maneira simplificada, realizar a instalação de aplicações, sejam elas voltadas para desktop ou para dispositivos móveis (Tablets e Smartphones). https://i0.wp.com/www.intunebrasil.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/04/image.png

O portal possibilita também, ao usuário final, a solicitação de acesso remoto (suporte) e cadastro de dispositivos.

Além do portal do usuário a Wave C nos traz também:

Gerenciamento de dispositivos móveis

Houve uma época em que a tecnologia era menos acessível e trabalhar com dispositivos de ultima geração era uma tarefa designada apenas aos ITPros.

Só que este tempo já passou! Hoje em dia é comum sermos abortados por usuários finais solicitando, por exemplo, o sincronismo do e-mail corporativo em seu tablet ou smartphone.

O “fenômeno”, denominado, consumerização de TI tem como objetivo possibilitar a produtividade de qualquer lugar (Home Office, empresa, rua…) e em qualquer dispositivo (tablet, smartphones…) dos usuários finais com segurança.

Pensando na consumerização o Wave C acrescentou o suporte a dispositivos móveis, possibilitando o gerenciamento de:

    • Android (smartphones e tablets)
    • iOS (iPhone e iPad) 
    • Windows Phone

O modelo de gerenciamento é baseado no Exchange ActiveSync, em que é disponibilizado o conector para o Exchange no Portal de gerenciamento do Windows Intune, no entanto o conector só é aplicado (instalado) no Exchange presente da sua corporação, não sendo suportando o Exchange do Office 365 (Exchange Online).

Integração com o Active Directory

O Wave C possibilita a integração com Windows Azure Active Directory, desta forma você poderá sincronizar usuários e grupos de segurança e, em seguida, gerencia-los através do Intune.

Branch Cache

Na versão anterior havia a necessidade de acesso ao repositório de software, presente na nuvem, de todas as estações gerenciadas, nos processos de instalação de Software e Patchs, resultando no consumo maior do link de dados.

O Wave C permite a configuração de concentradores, os quais, serão eleitos como pontos de instalação, desta forma o pacote será baixado apenas uma vez, otimizado o consumo de banda nos processos mencionados.

O que ainda não temos?

Integração com o System Center

Algumas leitores podem se perguntar, porque ter integração com o System Center se o perfil de empresas que utilizam este produto não adquire o System Center?

Sim, você esta certo, mas não 100%

As empresas podem utilizar o Intune como uma solução para gerenciamento de ambientes segmentados (mesmo o SCCM suportando este cenário), por exemplo, e conter o SCCM, SCOM e SCSM.

E ai como fazemos para integrar informações presentes nos inventarios de Hardware, Software, Asset Intelligence…??

Imagina se quando o monitor de espaço em disco do Windows Intune fosse ativado ele, automaticamente, realizasse a abertura de um incidente no SCSM.

Este são exemplos básicos, mas dai podemos explorar outras inúmeras vantagens da integração.

Gerenciamento de Servidores

É difícil imaginar um ambiente que possua algumas estações de trabalho sem nenhum servidor. A Microsoft nos disponibiliza o System Center Advsor, no entanto ele é voltado apenas na monitoração, em que recursos como gerenciamento de antivirus e instalação de patchs não são contemplados.

Se o Intune permitisse o gerenciamento de servidores seria uma solução completa para pequenas empresas.

Integração com o Exchange Online (Office 365)

Um dos perfis de utilização do Intune, sem dúvidas, são as pequenas empresas, que podem contar com o Office 365 e dispositivos móveis sincronizando seus e-mais. Neste cenário o gerenciamento de dispositivos móveis é impossibilitado, uma vez que é necessário a presença do Exchange dentro da sua empresa.

Em geral a solução nos trouxe recursos muito interessantes e cada vez mais vem amadurecendo com um enorme potencial de crescimento.

Para as pessoas que já utilizam o Windows Intune Wave B (v2) a Microsoft estará migrando a solução para a nova versão até setembro de 2012.

Abraços e até a próxima!

Emerson Gomes

IT Channel BR

Anúncios

O IT Channel é um portal desenvolvido por profissionais da área de tecnologia da informação com base em tecnologias Microsoft. Idealizado a partir da proposta de troca de experiências profissionais obtidas no dia-a-dia de nos consultores. Muito além de um portal de tutoriais e dicas, um portal de interação entre profissionais. Em breve contaremos com um canal no Youtube com vídeo tutoriais abordando implementações tecnológicas de gerenciamento, segurança e virtualização Microsoft, assim como um grupo no Live para podermos discutir sobre as tendências e soluções. Um abraço a todos e bem vindo ai IT Channel!

Marcado com:
Publicado em Intune

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: